Entenda

Se você é frequentador ou já frequentou igrejas evangélicas, certamente você deve ter notado que hoje muitos pastores não pregam mais sobre a volta de Jesus Cristo.

Acontece que muitas pessoas perceberam que tal pregação sumiu dos cultos das igrejas evangélicas, o que vem gerando bastante preocupação por conta dos fiéis.

A fim de responder a este questionamento da população o pastor brasileiro Renato Vargens fez uso de seu blog para contar que a pregação em igrejas evangélicas sobre a volta de Jesus Cristo era bastante comum, mas que com o “advento do terceiro milênio.

Boa parte dos pastores […] deixou de tratar efetivamente desta verdade bíblica”, afirma.

“Por quais motivos as igrejas deixaram de tratar desse ensinamento bíblico? Sem querer ser simplista, penso que existe pelo menos quatro motivos para a igreja não tratar mais da volta de Jesus em seus púlpitos”, acrescentou o pastor.

Quer saber que 4 motivos são estes que Vargens defende? Confira!

  1. Mudança de foco:

    Hoje, as mensagens pregadas nas igrejas evangélicas tem um foco diferente ao de anos atrás. Atualmente, o foco está no “aqui e agora” ao invés da eternidade.

  2. Secularismo:

    O segundo item estaria relacionado ao secularismo, que foi colocado aos púlpitos das igrejas evangélicas, levando boa parte dos pastores a trocarem as suas pregações que abordam questões escatológicas por mensagens voltadas a uma vida de sucesso nesse mundo no qual vivemos.

  3. Hedonismo:

    Este terceiro item talvez seja uma das características mais intensas de uma igreja que deixou de fazer pregações sobre a volta de Jesus Cristo.

Isso se dá ao fato do antropocentrismo reinante em nos púlpitos. Cristo foi substituído pelo contentamento humano, o que se faz notável pela solenidade das pregações, cujo foco hoje está no prazer e felicidade do fiel.

  1. Doutrinas das Escrituras:

    Em último lugar, o quarto item está relacionado ao desconhecimento bíblico desta doutrina.

Isso porque boa parte dos pastores não tem conhecimento das principais doutrinas das Escrituras.

Sendo assim, como é que eles vão ensinar aquilo que não sabem, não é mesmo?

De acordo com as estatísticas, aproximadamente 50,6% sequer leram a Bíblia por inteiro. E, se eles não leram, o que é que eles vão pregar?

Renato Vargens ainda complementou à sua reflexão quatro passagens da Bíblia que mostram que “nosso Senhor prometeu que voltará e isso se dará em breve”.

Um dos trechos utilizados pelo pastor foi o de (Atos 1:9-11):

“Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles.

E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu?

Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir” .

E você? Acha que os motivos esclarecidos por Vargens são convincentes?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here